O Parque Nacional de Brasília, mais conhecido pelo apelido de “Água Mineral”, é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada no noroeste do Distrito Federal e no centro do estado de Goiás.

O parque abrange uma área de 42 355,54 hectares, cerca de 423,8 km², com território distribuído pelas regiões administrativas de Brazlândia, Brasília e Sobradinho, no Distrito Federal e pelo município de Padre Bernardo, em Goiás. Sua administração cabe atualmente ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBioNAC).

Parque Nacional de Brasília

Parque Nacional de Brasília História

Durante o ciclo do ouro, as extrações feitas na região de Pirenópolis, em Goiás, eram transportadas para o litoral da Bahia passando pela região onde hoje se situa o parque. Lá, havia a “contagem”, que deu nome à chapada existente no local.

A criação do parque, em 29 de novembro de 1961, está diretamente relacionada com a construção de Brasília. Acordo com o Ministério da Agricultura permitiu à Novacap manter um viveiro destinado à arborização da nova capital, em parte da área do futuro parque.

Atrações
A principal atração do parque são as piscinas formadas a partir dos poços d’água, surgidos às margens do Córrego Acampamento pela extração de areia feita antes da criação de Brasília. O parque também dispõe de duas trilhas na área interna, a da Capivara, com duração de cerca de 20 minutos, e a do Cristal Água, com duração de cerca de 1 hora.

Clima
O clima predominante da região, segundo a classificação de Köppen, é “tropical de Savana”, com a concentração da precipitação pluviométrica no verão. A estação chuvosa começa em outubro e termina em abril, representando 84 % do total anual. O trimestre mais chuvoso é de novembro a janeiro, sendo dezembro o mês de maior precipitação do ano. A estação seca vai de maio a setembro, sendo que, no trimestre mais seco (junho/julho/agosto), a precipitação representa somente 2 % do total anual. Em termos de totais anuais, a precipitação média interanual, no Distrito Federal, varia entre 1 200 e 1 700 milímetros.

A umidade relativa do ar cai de valores superiores a 70 %, no início da seca, para menos de 20 %, no final do período. Coincidindo com o período mais quente, nos meses de agosto e setembro, a umidade pode chegar a 12 %, secura típica de deserto. Embora o clima do Distrito Federal seja classificado como tropical, a percepção térmica das pessoas depende da combinação dos diferentes elementos climáticos, tais como: temperatura, umidade relativa, pressão do vapor, ventilação e radiação solar. Assim, a baixa umidade do ar no período seco, combinada com exposição prolongada ao sol, provoca sensação de desconforto. Todavia, este desconforto é atenuado pela exposição aos ventos.

Hidrografia
A hidrografia da área de estudo é formada por córregos que nascem no contato da chapada da Contagem com a Depressão do Paranoá. Os córregos que se situam no Parque Nacional de Brasília são afluentes do Rio Paranoá. De acordo com Novaes Pinto (1986), a rede de hidrografia em relação ao Semidomo do Paranoá apresenta um padrão anelar. Localmente, estes cursos de água apresentam um padrão normalmente paralelo no sentido oeste leste com ligeira curvatura para o sudeste em direção ao lago do Paranoá.

Nas porções mais íngremes, onde se situam solos rasos como os Cambissolos, as redes de drenagem são mais densas principalmente na unidade de escarpa. Isso se dá porque os solos rasos têm baixa capacidade de infiltração e rapidamente se saturam proporcionando escoamento superficial, que forma as ravinas. Em alguns pontos úmidos do Parque Nacional de Brasília há a presença de pequenas lagoas, que podem ser vistas em imagens de satélite. As principais sub-bacias do Parque Nacional de Brasília são a do ribeirão Bananal e a do ribeirão do Torto, que tem o Córrego Santa Maria como seu principal tributário. Esse córrego alimenta a represa de mesmo nome e ocupa a maior área de bacia no parque. Nas porções elevadas, destacam-se os Córregos Três Barras e o Córrego Tortinho, que banha grande extensão do Parque Nacional.





Parque Nacional Brasília Trilhas

  • Trilha da Capivara: Com uma extensão de 1.300 m, esta trilha é uma ótima oportunidade para que você possa ver espécies de plantas do Cerrado típico e de Mata de Galeria. Esta trilha permite que os visitantes possam conhecer mais sobre as riquezas naturais do Parque, por isso o silêncio é importante. É recomendado o uso de roupas e calçados adequados para caminhada. A trilha está diariamente aberta à visitação.
  • Trilha Cristal Água: Para um pequeno descanso e contemplação da natureza, uma parada com sombra pode ser feita à beira do córrego Cristal Água. A trilha é aberta à visitação todos os dias, das 6h às 15h30. É importante levar uma garrafa com água e usar roupas e calçados adequados para caminhada.
  • Trilha União: Recebeu esse nome por unir diversas unidades de conservação do Distrito Federal como a Floresta Nacional de Brasília, Parque Nacional de Brasília, Reserva Biológica da Contagem, Área de Proteção Ambiental do Planalto Central e do Rio Descoberto. Juntamente com os circuitos Flona e da Serrinha do Paranoá formam a maior trilha para mountain bike do Brasil, totalizando aproximadamente 136 km de trilhas contínuas e sinalizadas. Embora esse seja o maior circuito para mountain bike do Brasil, o atrativo também está aberto aos adeptos da caminhada.

Parque Nacional Brasília Atrativos

Além das trilhas o Parque Nacional conta com os seguintes atrativos:

  • Piscinas de Água Corrente: Duas piscinas, Areal e Pedreira, propiciam a oportunidade de recreação. Nestas piscinas, a água e constantemente renovada devido as nascentes localizadas no seu interior ou nas proximidades.
  • Centro de Educação Ambiental: O visitante que deseja saber um pouco mais sobre o Parque Nacional de Brasília, deve se dirigir ao Centro de Educação Ambiental, onde encontrará uma exposição interpretativa e maquetes do parque.
  • Ilha da Meditação: Esta ilha foi construída a partir do aproveitamento de uma pequena represa construída para distribuição e abastecimento e água a alguns espaços de visitação do parque. Apesar de ser um ambiente construído, no local se observa a presença principalmente de aves que interagem com ambientes aquáticos. É um local muito procurado, principalmente no início da manhã, pelo meio ambiente ali formado.
  • Contemplação de Vida Silvestre: A utilização de um binóculo e a chegada um pouco mais cedo ao parque possibilita a visualização de várias espécies que surpreendem os visitantes. É importante que o visitante observe os animais e plantas apenas nas áreas autorizadas e abertas para esta finalidade.

Parque Nacional de Brasília Preços

Para maiores informações sobre os preços de ingressos entre em contato com o Parque pelo telefone abaixou ou acesse o site.

Horário de Funcionamento Parque Nacional em Brasília

  • Diariamente das 08h às 16h

Endereço e Telefone Parque Nacional em Brasília

  • s/n, Sman – Zona Industrial – Brasília – DF
  • Telefone: (61) 3233-4553

Outras informações e site

Mapa de localização