Hospital da Criança Brasília

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), é parte integrante da rede de saúde do DF com o propósito de prestar assistência especializada em pediatria, ou seja, doenças de maior complexidade.

As consultas no HCB são reguladas pela Secretaria da Saúde do DF (SES-DF) através da Central de Regulação, ou seja, o Hospital não tem permissão para agendar a primeira consulta do paciente.

Hospital da Criança Brasília

Para ter a primeira consulta com os especialistas disponíveis no HCB é preciso:

  • Ser atendido por um médico/pediatra de qualquer uma das Unidades de Saúde da Rede da SES-DF (Hospitais e Centros de Saúde);
  • Ter um encaminhamento, realizado por este médico, justificando o motivo da solicitação (formulário próprio da SES-DF);
  • Ter registrada esta solicitação no sistema da Central de Regulação SES-DF – na própria Unidade de Saúde solicitante. Todas as Unidades de Saúde da Secretaria de Saúde do Distrito Federal dispõe de pessoal treinado e com acesso ao SISREG por meio do endereço eletrônico http://sisregiii.saude.gov.br;
  • Aguardar o contato da Central de Regulação, que informará a data e horário previsto para comparecimento do paciente a Unidade de Saúde para a qual o paciente foi regulado (no HCB ou em qualquer outra da Rede que disponibilizar o serviço solicitado).

As consultas são agendadas considerando a prioridade do atendimento – estabelecida pelo médico da Unidade de Saúde que solicitou o atendimento especializado.

Hospital da Criança Brasília História

A Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), instituição reconhecida e atuante no Distrito Federal, percebeu a necessidade de ir além da assistência às famílias de crianças portadoras de câncer. Portanto, moveu esforços e mobilizou a sociedade civil para erguer um centro especializado, com recursos plenos e gerenciamento eficiente para o tratamento integrado e multiprofissional da criança e do adolescente. Assim nasceu o projeto do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB).

O plano de construção foi previsto em duas fases. A Unidade Ambulatorial foi construída pela Abrace ao custo de R$15 milhões, concluída em dezembro de 2008 e inaugurada em 23 de novembro de 2011. Neste espaço, o Hospital disponibiliza a crianças e adolescentes consultas, cirurgias ambulatoriais, diagnóstico básico e por imagem, quimioterapias, diálise peritoneal, hemodiálise e procedimentos ambulatoriais sob sedação, em ambientes próprios para o público infanto-juvenil. A aquisição de mobiliário e equipamentos hospitalares se deu por meio do repasse de recursos da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES/DF), de convênio celebrado entre a Abrace, Ministério da Saúde e Ministério Público do Trabalho, além de recursos captados junto à comunidade civil como, por exemplo, com campanhas realizadas pelo Instituto Ronald McDonald.

A Unidade de Internação foi erguida pelo Governo do Distrito Federal (GDF) em parceria com a Organização Mundial da Família (WFO) e compreende toda a parte de internação, cirurgias, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Centro de Ensino e Pesquisa e diagnóstico especializado. Com sua ativação, iniciada em novembro de 2018, o HCB realiza mais de 400 mil atendimentos por ano.





O Hospital da Criança de Brasília atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é gerido pelo Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe).

ICIPE

O Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), associação de direito privado, sem fins econômicos ou lucrativos, foi criado em 22/05/2009 pela Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), com o objetivo de promover assistência à saúde, mediante a prestação de serviços hospitalares e ambulatoriais, com ênfase também no desenvolvimento de ensino e pesquisa em saúde.

Hospital da Criança Brasília Especialidades

O HCB oferece vagas em quase todas as especialidades pediátricas para consultas, como: alergia, anestesiologia, cardiologia, cirurgia pediátrica, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, genética clínica, ginecologia infanto-puberal, homeopatia, imunologia, infectologia, nefrologia, neurocirurgia, neurologia, oncohematologia, ortopedia, pneumologia, psiquiatria e reumatologia.

Atende também em: hemodiálise, diálise peritoneal, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, musicoterapia, terapia ocupacional, odontologia, farmácia, nutrição, enfermagem e serviço social, exames laboratoriais e de imagem (Ecografia – com e sem doppler –, Ecocardiograma Transtorácico, Raio-X Digital e Tomografia Computadorizada Multislice de 64 canais), Endoscopia Digestiva Alta e Colonoscopias, Eletroencefalograma, Potencial Evocado, Eletroneuromiografia, Espirometria, Tilt-Test, Teste de Esforço, Holter, MAPA, Curvas Hormonais, Phmetria Esofágica, Eletrocardiograma.

Vagas Hospital da Criança Brasília – Trabalhe Conosco

Atitude, responsabilidade, resiliência, criatividade, comprometimento para resultado, e saber trabalhar em equipe são algumas competências necessárias para fazer parte do time. Se você tem esse perfil e está em busca de oportunidades em uma empresa líder de mercado envie agora mesmo seu currículo para o Hospital da Criança Brasília.

Horário de Funcionamento Hospital da Criança em Brasília

  • Segunda a Sexta das 07h às 18h / Sábado das 07h às 13h

Endereço e Telefone Hospital da Criança em Brasília

  • AENW 3, Lote A – Setor Noroeste – DF
  • Telefone: (61) 3025-8350

Outras informações e site

Mapa de localização





Deixe seu comentário