O Jardim Botânico de Brasília – JBB é uma área protegida, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal – SEMA/DF, cujas atividades são: a constituição e a manutenção de Coleções de Plantas, Desenvolvimento de Pesquisa, Educação Ambiental e Lazer orientados para a conservação da Biodiversidade.

O Jardim Botânico de Brasília é predominantemente composto por vegetação do Cerrado, em excelente estado de conservação, que pode ser apreciado nas Trilhas Interpretativas abertas à visitação pública.

Jardim Botânico Brasília

Por conta dessa característica, o JBB é conhecido como o “Jardim do Cerrado”. A área acessível à visitação é composta pelo Centro de Visitantes, Centro de Excelência do Cerrado, área de Piquenique, Orquidário, Cactário, Biblioteca, Permacultura, Anfiteatro, Trilhas Interpretativas e Jardins Temáticos.

Além do contato com o Cerrado, assim como os museus possuem coleções abertas à visitação pública, o JBB possui uma coleção de Jardins Temáticos. São eles: Jardim Evolutivo, Jardim de Cheiros, Jardim Japonês e Jardim de Contemplação. Estes espaços proporcionam o contato com a diversidade das espécies existentes no planeta e ajudam a entender como as sociedades humanas se relacionam com suas plantas e constroem suas paisagens.

A equipe técnica do JBB é composta por servidores públicos que trabalham em prol da conscientização ambiental para produzir e divulgar conhecimento sobre o Bioma Cerrado, além de sensibilizar a sociedade para sua conservação. É missão institucional do JBB, desenvolver pesquisa e tecnologia, promover o lazer e a educação ambiental orientados à conservação e preservação do Bioma Cerrado.

Jardim Botânico Brasília Trilhas

As trilhas são espaços de leitura da paisagem para construção de valores e tomada de atitudes em relação à natureza. O principal objetivo da interpretação dos espaços em jardins botânicos, segundo o Manual Técnico Darwin para Jardins Botânicos, é estimular o visitante a conhecer e respeitar as plantas, conscientizando-o a respeito de sua importância para o equilíbrio ecológico e o bem-estar social.

Trilha Matter
É a primeira trilha do JBB, asfaltada e com acessibilidade para portadores de necessidades especiais. Começa na portaria principal atravessando vários tipos de vegetação de Cerrado (denso, típico e ralo), passando pelo Centro de Visitantes, pelo Anfiteatro, retornando à Portaria Principal, por uma galeria formada por árvores de Cerrado denso. A vegetação possui ampla identificação botânica, proporcionando visitação auto-guiada.

Trilha Labiata
Criada em 2009, para facilitar o acesso à Escola de Administração Fazendária – ESAF, leva o nome da orquídea Cattleya labiata, natural da Mata Atlântica. Nesta pequena trilha de cerradão, pode-se encontrar diversos exemplares desta orquídea, introduzidos ao longo do caminho. A espécie foi salva da ameaça de extinção com ajuda do Laboratório e do Banco de Germoplasma do JBB, que produziu 100.000 (cem mil) plantas in vitro e as disseminou pelo Distrito Federal.

Trilha Ecológica
Implantada no Cerrado, estimula o visitante à interpretação deste rico Bioma, convidando-o a verificar a complexidade e a grandeza da diversidade vegetal da Região Central Brasileira. Nos 3,5 km de percurso, o visitante passa por diversas fitofisionomias como cerrado sentido restrito, campo limpo, campo sujo e mata de galeria. No percurso, uma surpresa, ao se deparar com uma das nascentes do Córrego Cabeça de Veado, importante manancial do abastecimento hídrico de Brasília. Em seu último trecho abriga a Trilha da Fauna, propícia para conhecer as características de alguns animais do Cerrado. Com bastante atenção e um pouco de sorte, pode-se avistar um tamanduá, tatu ou outro representante da nossa fauna. Esse percurso é permitido apenas para pedestres. Ciclistas devem seguir pelas trilhas apropriadas.





Trilha Krahô
Dentro da Trilha Ecológica, o percurso é um reconhecimento à importância do povo Krahô, cultura ancestral. Nela, em meio à vegetação nativa, o visitante poderá ver espécies introduzidas por orientação do consultor Feliciano Krahô, contratado pelo projeto para a sua idealização. O povo Krahô vive no nordeste do estado do Tocantins, na Terra Indígena Kraholândia, situada nos municípios de Goiatins e Itacajá. Têm suas raízes no Bioma Cerrado, motivo pelo qual o JBB escolheu reproduzir traços de suas tradições culturais nesta trilha. O projeto despertou o interesse dos artistas locais que realizaram uma oficina de reinterpretação da iconografia indígena Krahô, que resultou numa grande instalação de pinturas sobre toras e troncos de madeiras, implantados ao longo da trilha.

Jardim Botânico Brasília Restaurante

O visitante que vem ao Jardim Botânico de Brasília conta com o Bistrô Jardim Bom Demais para serviços de alimentação, como café da manhã, brunch, almoço e lanches. Está situado em uma das edificações que compõe a área conhecida como Centro de Visitantes, próximo ao estacionamento principal. Funciona de terça a domingo, de 09 h às 17 h. Para os finais de semana, recomenda-se a reserva de mesas pelo telefone: (61) 3366-5732.

O Caliandra Café ajusta o rústico ao sofisticado, trazendo uma nova proposta para Brasília. Garante aconchego, traz beleza nos detalhes, desde a decoração ao atendimento, além do carinho em nosso chá colhido na hora de nosso jardim. No café da manhã temos pamonha, pão de queijo caseiro e goiabada artesanal. No almoço, o aroma de café dá lugar ao da peixada no leite coco, servida na panela de barro. Preparos que trazem uma bagagem de sabores de uma cultura múltipla como a brasileira, com traços indígenas, africanos e europeus! Nosso carro chefe é o Cozido Português, servido aos finais de semana. Especialidade que Eda Hofmann, a matriarca, nos deixou como legado e que na década de 80 fascinava a cidade no restaurante “Hofmann, Confalonieri e também da Silva”, “O Hofmann”. Reservas e informações: (61) 99136-1859.

Jardim Botânico Brasília Mapa

Jardim Botânico Brasília Ingressos

A entrada custa R$ 5 (cinco reais) por pessoa. Pagamento somente em dinheiro. Crianças até 12 anos incompletos, idosos a partir dos 60 anos e portadores de necessidades especiais são isentos do pagamento da taxa.

Horário de Funcionamento Jardim Botânico em Brasília

  • Terça a Domingo das 09h às 17h

Endereço e Telefone Jardim Botânico em Brasília

  • Smdb Conjunto 12 – Lago Sul – Brasília – DF
  • Telefone: (61) 3366-5597

Outras informações e site

Mapa de localização