Bandeira de Brasília

A bandeira de Brasília foi criada pelo poeta Guilherme de Almeida, autoridade em heráldica (a ciência e arte de criar símbolos como bandeiras, brasões, dentre outros).

Instituída pelo decreto nº 1.090, de agosto de 1969, a bandeira do distrito federal é composta por um retângulo branco no qual está centralizado um quadrado verde contendo uma cruz amarela. É mantida a fidelidade às cores da bandeira do Brasil.

Bandeira de Brasília

Bandeira de Brasília Simbolismo

  • O branco representa a paz;
  • O verde representa as matas da região;
  • A cruz com o losango verde ao centro simboliza a herança indígena e a força que emana do centro para todas as direções. Formada por quatro setas, numa alusão às flechas indígenas, a figura lembra também o Cruzeiro do Sul, a cruz de Cabral e o sentimento cristão.

Bandeira de Brasília História

A atual bandeira foi uma criação do poeta e heraldista Guilherme de Almeida e foi oficializada pelo Decreto nº 1090, de 25 de agosto de 1969.





Bandeira de Brasília Descrição Vexilológica

A bandeira é composta pela Cruz de Brasília, ao centro, simboliza a herança indígena e a força que emana do centro em todas as direções. O branco representa a paz e o verde representa as matas da região. A faixa governamental do Distrito Federal tem seu feitio baseado na bandeira no Brasil, o brasão significa a cruz do Monte Vera Cruz.

Bandeira de Brasília Bandeira Anterior

A antiga bandeira do Distrito Federal, que vigorou até 1969, era composta de um quadrilátero bicolor, azul e branco, tendo sobreposto no entremeio das cores um retângulo em verde e amarelo ostentando uma figura branca em formato de um pilotis/coluna do Palácio da Alvorada.