Cine Brasília

O Cine Brasília foi inaugurado em 22 de abril 1960 como parte da primeira Unidade de Vizinhança da cidade. Atualmente pertence à Fundação Cultural do Distrito Federal. Restaurado em 1974, pelo arquiteto Milton Ramos, caracteriza-se pela fachada curva, pelos acessos laterais cobertos e pela espaçosa sala de espera.

Tem uma ampla sala de projeção, confortável e conta em sua decoração com um painel de Athos Bulcão.

Cine Brasília

Desde 1965 é sede do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que faz parte do calendário internacional de eventos cinematográficos. O Cine Brasília tem papel histórico importante na vida cultural da cidade. Por ali já passaram grandes artistas do cenário nacional e internacional. O Espaço foi projetado por Oscar Niemeyer para ser o cinema da Unidade de Vizinhança, junto ao complexo que teria uma quadra de esportes situado na entrequadra 106/107 Sul.

O Cine Brasília, além de abrigar o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e o projeto “A Escola Vai ao Cinema”, mantém em sua programação lançamentos de filmes nacionais, mostras estrangeiras, debates, lançamentos de livros, exposições, intercâmbio e cooperação com as Embaixadas, escolas públicas, universidades, contribuindo com projetos de formação de plateia e enriquecimento de nossa cultura. Capacidade para 607 lugares; Som Dolby Stereo Digital e Tela 14 x 6.30m.

Cine Brasília História

A história do Cine Brasília está definitivamente ligada à de Brasília. Inaugurado dentro da programação que comemorou a transferência da capital do país, em 22 de abril de 1960, o cinema desde então incorporou-se ao lazer dos pioneiros, oferecendo maior conforto e novas oportunidades de entretenimento. Por isso, freqüentemente os 607 lugares estavam ocupados por uma platéia participativa que manifestava, com vaias e aplausos, a sua opinião sobre os filmes exibidos.

Antes mesmo de ser inaugurado, foi arrendado à Companhia Cinematográfica Luiz Severiano Ribeiro. Projetado por Oscar Niemeyer para ser o cinema da Unidade de Vizinhança, junto ao complexo que teria ainda urna quadra de esportes situado na entrequadra 106/107 Sul, o Cine Brasília foi erguido sob o aval da Novacap pela Companhia Construtora Pederneiras SA, pertencendo originalmente àquela empresa.





Na programação inaugural foram projetados grandes sucessos de bilheteria tais como Anáguas a Bordo, com Gary Grant, A Canoa Furou, com Jerry Lewis e O Discípulo do Diabo, com Kirk Douglas e Burt Lancaster, entre outros.

No ano de 1965, tempo em que o nosso cinema tinha uma produção constante e de qualidade, mas convivia com a repressão, ditadura e falta de dinheiro, os produtores e diretores solicitavam apoio do governo, assim como hoje.

Nesse clima aconteceu em Brasília, de 15 a 22 de novembro daquele ano, a primeira Semana do Cinema Brasileiro, que depois passou a se chamar Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. A idéia era trazer o cinema nacional até a capital da República e ao mesmo tempo proporcionar o encontro entre cineastas, produtores e técnicos da área, além de ser um espaço para pressionar o Congresso Nacional para a criação de um Instituto Nacional de Cinema.

Em sessões de gala feitas só para convidados onde era exigido traje a rigor, eram exibidos filmes que no dia seguinte seriam reprisados em sessões abertas ao público em geral. O Cine Brasília era novamente disputado pelos políticos e intelectuais de Brasília saudosos do glamour do Rio de Janeiro.

Em 1975, o cinema passou por urna reforma total: instalações elétricas, revestimentos das paredes, pisos, poltronas, projetores, sistema de som, ar-condicionado, etc. Com os filmes A Pedra da Riqueza, de Vladimir Carvalho e Lição de Amor, de Eduardo Escorel, em 7 de julho de 1976, a população candanga teve seu cinema de arte reinaugurado.

Horário de Funcionamento Cine Brasília

  • Diariamente das 15h às 23h

Endereço e Telefone Cine Brasília

  • Asa Sul Entrequadra Sul 106/107 – Brasília – DF
  • Telefone: (61) 3244-1660

Outras informações e site

Mapa de localização