Museu do Catetinho Brasília

O Museu do Catetinho Brasília foi a primeira residência oficial do presidente do Brasil Juscelino Kubitschek no novo Distrito Federal na época da construção da nova capital do país, Brasília.

Está situado às margens da rodovia BR-040, próximo às cidades de Santa Maria e Gama.

Museu do Catetinho Brasília

História Museu do Catetinho Brasília

O nome é uma ligação com a então residência oficial do presidente, o Palácio do Catete. Projeto de Oscar Niemeyer, foi construído em apenas 10 dias, no final de outubro, e foi inaugurado no dia 10 de novembro de 1956. É um prédio simples, feito de madeira, e conhecido como “Palácio de Tábuas”. Foi planejado sem conforto ou honras oficiais, para que o Presidente não se distanciasse dos trabalhadores, que viviam em barracos e tendas. Ainda hoje de pé, abrem-se, aos visitantes, alguns cômodos, como a antiga suíte presidencial, a sala de despachos, o quarto dos membros do governo, o quarto de hóspedes e a sala de refeições no térreo.

O Catetinho foi tombado pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1959.





Acervo

A criação e manutenção de um acervo museológico é uma tarefa trabalhosa, dispendiosa, complexa e ainda em processo de estudo e aperfeiçoamento. Muitas questões fundamentais ainda estão sendo discutidas pelos especialistas, e em muitas delas ainda não se formaram consensos ou regulamentações definitivas. Todo esse campo está em rápida expansão e contínua transformação. O acervo representa o núcleo vital de todo museu, e em torno do qual giram todas as suas outras atividades. O acervo idealmente é gerido por um curador, ou por uma equipe de curadores, que tem a função de manter organizada e em bom estado a coleção em seus depósitos, define conceitualmente e organiza as exposições ao público, e supervisiona as atividades de documentação e pesquisa teórica sobre a coleção a fim de produzir novo conhecimento. O curador também tem um papel decisivo nos processos de aquisição e descarte de peças. O curador é o responsável pela gestão do acervo segundo o que foi definido no Plano Diretor do museu, que conta com uma seção especialmente dedicada à Política de Acervo, como está previsto no Código de Ética para Museus.

Vagas Museu do Catetinho Brasília – Trabalhe Conosco

O Museu do Catetinho Brasília disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.

Horário de Funcionamento Museu do Catetinho em Brasília

  • Terça a Domingo das 09h às 17h

Onde fica, Endereço e Telefone Museu do Catetinho em Brasília

  • Rodovia BR 040 s/n Trevo do – Gama – Brasília – DF
  • Telefone: (61) 3338-8803

Mapa de localização





Deixe seu comentário