Águas Claras Brasília

Águas Claras Brasília é uma região administrativa do Distrito Federal brasileiro.

Águas Claras Brasília

Águas Claras Brasília História

Em 16 de dezembro de 1992 a Lei Distrital n.º 385 autorizou a implantação do bairro Águas Claras na região administrativa de Taguatinga e aprovou o respectivo plano de ocupação. Projetada pelo arquiteto e urbanista Paulo Zimbres, Águas Claras começou a ser construída logo após sua criação.

Em 06 de maio de 2003 por meio da Lei Distrital n.º 3153 Águas Claras foi desmembrada de Taguatinga e passou a ter administração própria, tornando-se região administrativa. Este fato ocorre 11 anos após as primeiras construções do antigo bairro.

Águas Claras situa-se entre Taguatinga, Vicente Pires, Park Way, Guará, Núcleo Bandeirante e Riacho Fundo, sendo sua principal via de acesso a Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Nesta, localiza-se o viaduto Israel Pinheiro, inaugurado em 16 de agosto de 2008, que dá acesso à cidade. Outra importante via de acesso é a Estrada Parque Vicente Pires (EPVP), que forma uma ligação entre a EPTG e a Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), passando no meio do Park Way.

Os limites da poligonal de Águas Claras ainda não foram publicados oficialmente, mas a Administração Regional de Águas Claras considera que ela é delimitada ao norte pela Estrada Parque Taguatinga (EPTG / DF-085), a leste pelo Córrego Vicente Pires, a sul pela Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB / DF-075) e a oeste pela Estrada Parque Contorno (EPCT / DF-001 / Pistão Sul).

Faz parte da conurbação oeste de Brasília, que abriga as chamadas saídas Sul (região da BR-040 e BR-060) e Oeste (região da BR-070). Águas Claras tem uma área de aproximadamente 31,5 km² e uma população de cerca de 135 685 habitantes (PDAD 2010/2011).

Águas Claras Subdivisões

Águas Claras é dividida nas áreas de Águas Claras Vertical (com prédios de até 28 pavimentos), Areal, Setor Habitacional Arniqueiras (compreendendo os conjuntos habitacionais Arniqueiras, Vereda da Cruz e Vereda Grande) e Área de Desenvolvimento Econômico (ADE), sendo formada por setores de quadras residenciais e comerciais.





Os trilhos do metrô dividem Águas Claras em lados Sul e Norte. As ruas são numeradas seguindo um modelo: Rua 20 Sul; Rua 21 Sul… (ao sul) e Rua 20 Norte; Rua 21 Norte… (ao norte); estes padrões formam parte do endereçamento.

As avenidas, alamedas e praças possuem nomes inspirados na flora e fauna brasileira: Araucárias, Castanheiras, Flamboyant, Ipê Amarelo, Jequitibá, Pau-Brasil, Paineiras, Pitangueiras, Bem-te-vi, Eucaliptos, etc.

Parque Ecológico de Águas Claras

O Parque Ecológico de Águas Claras é um verdejante parque ecológico. Estabeleceu-se em 2000 por projeto de lei do Governo do Distrito Federal e é dotado de razoável estrutura. Além do prédio da administração e de um outro para eventos, possui várias quadras desportivas; playground; trilhas para caminhada e ciclismo. Dentro do parque também funciona uma unidade da polícia florestal e do Grupo Escoteiro Ave Branca.

Uma pequena mas exuberante reserva de mata ciliar acompanha os pequenos riachos que cruzam o parque. Há ainda dois lagos onde somente é permitida a contemplação. O parque é repleto de árvores frutíferas, plantadas por antigos chacareiros que ali habitavam antes da implantação do parque.

Águas Claras Economia

A região administrativa foi a 6ª região com lançamentos mais caros do Brasil em 2012, segundo o “Anuário do Mercado Imobiliário Brasileiro da Lopes”, com nove empreendimentos, totalizando 1607 unidades e 619 milhões de reais em “Valor Geral de Vendas”. Comparativamente, o Distrito Federal foi o quarto maior mercado nacional em 2012, com lançamentos que somaram um VGV de 3,3 bilhões de reais.

Distância  de Águas Claras a Brasília

Distância  de Águas Claras a Brasília

Fotos Águas Claras

Fotos Águas Claras