Bairro Noroeste Brasília

O Setor Noroeste Brasília é um bairro da região administrativa de Brasília, no Distrito Federal. É o último setor habitacional a ser construído na área tombada como patrimônio histórico e cultural da humanidade. É também uma das áreas que compõem o Plano Piloto de Brasília (juntamente com a Asa Sul, Asa Norte, Sudoeste/Octogonal e Cruzeiro).

Possui uma das maiores rendas per capita do Distrito Federal junto com o Lago Norte e Lago Sul e seus moradores possuem alto poder aquisitivo. Região nobre de Brasília, o Setor Noroeste está numa localização privilegiada na Asa Norte, rodeado de áreas verdes, como o Parque Burle Marx e o Água Mineral. Sua concepção faz parte do Projeto Brasília Revisitada, elaborado entre 1985 a 1987 pelo urbanista Lúcio Costa – personagem importante na criação do projeto da capital. O diferencial do Setor Noroeste começa no seu próprio conceito: ele foi projetado para ser o primeiro bairro ecológico do Brasil.

Noroeste Brasília

As quadras residenciais são designadas como Superquadras Noroeste ou SQNW, levam a designação de 100 e 300, sendo numeradas em sequencia como SQNWs 102 a 111 para primeira faixa de quadras, e SQNWs 302 a 311 para a segunda faixa de quadras, no sentido Sul – Norte.

As grandes áreas recebem nomenclatura de 500 e 700 na mesma sequência. O Setor Noroeste é composto por: 220 projeções residenciais, 62 blocos de destinação mista (comércio local e residencial) e 133 lotes para uso múltiplo.

Bairro Noroeste Brasília Infraestrutura

Ao todo são 20 quadras residenciais com 10 ou 11 blocos cada, todos dispostos de forma estratégica a fim de conservar ao máximo a vista livre e ainda aproveitar o melhor da iluminação e ventilação natural. Isso significa maior conservação dos móveis e do próprio apartamento, tal medida preza também pela privacidade, uma vez que evita que blocos fiquem muito próximos e de frente um para o outro.

Para a parte viária, acesso facilitado por quatro vias de entrada e saída do bairro: a primeira no sentido EPIA – Asa Norte, próxima aos hipermercados e Boulevard Shopping Brasília (principal complexo de lojas do Setor Noroeste), a segunda na travessia do Parque Burle Marx na altura da 914 Norte, a terceira e a quarta no início do Setor Noroeste uma com acessibilidade facilitada para o Eixo Monumental e a outra para a Asa Norte na altura da quadra 906 Norte.

Todos os empreendimentos residenciais têm 06 andares de apartamentos de no mínimo 02 quartos com cobertura coletiva. A proposta urbanística prevê ainda a construção de museus, espaços culturais, posto de saúde, 08 Jardins de Infância, 08 Escolas Classe, praças e áreas de lazer, além é claro, do Parque Ecológico Burle Marx.

Comércio
O principal complexo de lojas mais próximo ao Setor Noroeste, é o Boulevard Shopping Brasília localizado no Setor Terminal Norte, conta com mais de 100 lojas. As maiores marcas de moda feminina e masculina, calçados e acessórios. Além de uma ampla praça de alimentação e um agradável cinema. Encontra-se também próximo ao Setor Noroeste alguns hipermercados; Extra, Carrefour, Supermercado Atacadão e Walmart, todos localizados no Setor Terminal Norte.





Ensino

Há próximo ao Setor Noroeste uma variedade de escolas e instituições de ensino. No entanto, todas as instituições estão localizadas no bairro vizinho, a Asa Norte, como exemplo temos o Centro Educacional Leonardo da Vinci 914 Norte, a Escola Sibipuruna, a Escola Sagrada Família – Menino Deus e a UNIEURO (Campus Asa Norte).

Saúde

Adjacente ao Setor Noroeste, na Asa Norte, existem diversos hospitais; Miletto Urologia, Hospital Santa Helena, Hospital Santa Lúcia, Clínica IOT – Ortopedia Traumatologia e Especialidades Médicas, Centro de Hematologia do Distrito Federal, HCB – Hospital da Criança de Brasília, Hospital de Apoio de Brasília HAB, Aepit Hospital Dermatológico de Brasília, O Instituto de Medicina do Movimento de Brasilía.

Parques

O mais importante Parque próximo ao Setor Noroeste é o Parque Ecológico Burle Marx, que virá a ser concluído posteriormente. O centro de lazer será o segundo maior do Distrito Federal. Perderá apenas para o Parque da Cidade, que possui 320 hectares. As comparações entre os dois são inevitáveis, mas alguns arquitetos defendem que os dois espaços são totalmente diferentes. “O que tentamos fazer no Burle Marx é exatamente o contrário do que ocorreu no Parque da Cidade. Não vamos desmatar e, sim, manter a vegetação local, como os ipês”, explicou o gerente do projeto.

Uma das principais inovações do Parque Burle Marx será a construção de quatro lagos artificiais ao longo da área de lazer. Além de seguir o estilo do paisagista Roberto Burle Marx, com aproveitamento da vegetação nativa e presença de espelhos d’água, os reservatórios vão servir para amortecer o escoamento do sistema de águas pluviais da região.

A água da chuva proveniente do Setor Noroeste, descerá para o Burle Marx com intensidade, principalmente por conta da impermeabilização exigida pelo asfalto. As lagoas, assim, servirão para conter a velocidade das águas e evitar erosões. Após passar por esses espaços, o fluxo seguirá para o Lago Paranoá. O caminho será traçado por meio de dutos subterrâneos, que conectarão os quatro tanques ao destino final. A maior lagoa deve ter 90 mil m², com cerca de 50cm a 70cm de profundidade. Os outros reservatórios devem ser menores e mais profundos. Contíguo ao Setor Noroeste, existe ainda o Parque Nacional de Brasília, mais conhecido como Água Mineral.

Bairro Noroeste Fotos

Mapa de localização