SBT Brasília

SBT Brasília é uma emissora de televisão brasileira sediada em Brasília, Distrito Federal. Opera no canal 12 (24 UHF digital), e é uma emissora própria do SBT.

Devido a dificuldade de recepção em algumas áreas, opera também pelo canal 27 UHF no Gama. Seus estúdios estão localizados no Setor de Rádio e Televisão Sul (SRTVS), na Asa Sul do Plano Piloto, e seus transmissores estão na Torre de TV Digital de Brasília, na região administrativa do Lago Norte.

SBT Brasília

Sbt Brasília História

O Grupo Silvio Santos recebeu a outorga do canal 12 VHF de Brasília no fim de 1984, após vencer uma concorrência pública para mais um canal na cidade. No entanto, em vias de ser inaugurada, a TVS Brasília quase perdeu a sua concessão após o ministro das comunicações Antônio Carlos Magalhães decidir reexaminar todas as 140 outorgas de radiodifusão concedidas pelo ex-presidente João Figueiredo entre 1.º de outubro de 1984 e 15 de março de 1985. A decisão, que também afetaria a futura TV Bandeirantes Brasília, estava dando um prejuízo mensal de 200 milhões de cruzeiros ao SBT, que conseguiu inaugurar a emissora em 1.º de junho. Até então, o sinal da rede chegava ao Distrito Federal pela TV Brasília, que a partir daí tornou-se afiliada à Rede Manchete.

Com a criação da TVS Brasília, o SBT planejava centralizar o departamento de jornalismo da rede na capital federal, diferente das outras redes que os mantinham em São Paulo e no Rio de Janeiro, porém, isso nunca aconteceu. Ainda no mesmo ano, Silvio Santos reuniu-se com o presidente José Sarney para discutir a questão das outorgas, e disse ao Jornal do Brasil que havia proibido os jornalistas do SBT de fazer críticas ao governo. Em 30 de outubro, o Ministério das Comunicações disse que as concessões do SBT e da Rede Bandeirantes em Brasília estavam mantidas, e que o presidente José Sarney “mostrou interesse em ajudar o grupo empresarial Silvio Santos, o único capaz de evitar o monopólio da Globo”.

Ainda no mesmo ano de sua fundação, o SBT Brasília passou a produzir o telejornal local Cidade 12, que era exibido em conjunto na grade com o nacional Noticentro, feito em São Paulo. A partir de 1988, os telespectadores do Distrito Federal passaram a acompanhar o TJ Brasília, que fazia par com o TJ Brasil, do âncora Boris Casoy. Em 1990, o SBT descontinua a marca “TVS” em suas emissoras locais, e a emissora passa a se chamar SBT Brasília.

O TJ Brasília foi extinto em 18 de maio de 1991 para ceder espaço na grade ao jornalístico sensacionalista Aqui Agora, transmitido em rede nacional a partir da sede da rede em São Paulo. No ano seguinte, após os Jogos Olímpicos de Barcelona, a emissora estreou o programa matinal Agenda. O formato era baseado em entrevistas e durou até 1994. Após o fim do programa Agenda, o canal 12 passou a atuar como mera retransmissora do SBT paulistano, sem a inserção de qualquer programação própria, apenas comerciais.





No começo da década de 2000, o jornalismo local foi reativado no SBT de Brasília com o telejornal Cidade Viva. Simultaneamente, a emissora lançou o Programa Alternativo, com exibição aos sábados. O Cidade Viva foi extinto em 17 de novembro de 2008, sendo substituído pelo SBT Brasília, cuja 2ª edição, que ia ao ar à noite, é denominada Jornal do SBT Brasília.

SBT Brasília Sinal Digital

A emissora iniciou suas transmissões digitais em 12 de outubro de 2009, através do canal 24 UHF. Em 4 de agosto de 2014, juntamente com as outras emissoras próprias do SBT, passou a exibir toda a sua programação local em alta definição. A confirmação oficial, no entanto, só veio em 25 de agosto.

Transição para o sinal digital
Com base no decreto federal de transição das emissoras de TV brasileiras do sinal analógico para o digital, o SBT Brasília, bem como as outras emissoras da cidade de Brasília e do entorno do Distrito Federal, cessou suas transmissões pelo canal 12 VHF em 17 de novembro de 2016, seguindo o cronograma oficial da ANATEL. A emissora exibiu uma versão compacta do humorístico A Praça É Nossa, que se encerrou às 23h59, seguido de um discurso do ministro das comunicações, Gilberto Kassab. Logo em seguida, o sinal foi interrompido e substituído por um slide do MCTIC e da ANATEL sobre o switch-off.

SBT Brasília Programas

Além de retransmitir a programação nacional do SBT, o SBT Brasília produz os seguintes programas:

  • SBT Brasília: Telejornal;
  • Jornal SBT Brasília: Telejorna;
  • Jornal de Sábado: Jornalístico;
  • Inside: Programa de variedades;
  • Redação SBT: Boletim jornalístico, durante a programação.

Vagas SBT Brasília – Trabalhe Conosco

Atitude, responsabilidade, resiliência, criatividade, comprometimento para resultado, e saber trabalhar em equipe são algumas competências necessárias para fazer parte do time. Se você tem esse perfil e está em busca de oportunidades em uma empresa líder de mercado envie agora mesmo seu currículo para a SBT Brasília.

Horário de Funcionamento SBT em Brasília

  • Segunda a Sábado das 05h às 19h / Domingo das 08h às 12h

Endereço e Telefone SBT em Brasília

  • SRTVS Quadra 701, 3º Andar – Asa Sul – Brasília – DF
  • Telefone: (61) 3322-9666

Outras informações e site

Mapa de localização