Monumentos de Brasília

Com menos de 60 anos, a cidade, também conhecida como Plano Piloto, é muitas vezes esquecida por turistas brasileiros e estrangeiros. É chegada a hora de esquecer os preconceitos e se encantar pelos monumentos de Brasília.

A capital federal modelo foi erguida em menos de quatro anos, numa área completamente inabitada. Projetada pelo arquiteto Lucio Costa, a capital brasileira é formada por dois eixos principais, um sentido norte-sul e outro no sentido leste-oeste e, conta com várias obras de Oscar Niemeyer. Veja na lista abaixo alguns motivos para conhecer os monumentos de Brasília e todos os seus encantos:

Monumentos de Brasília

  • A cidade foi nomeada Patrimônio Mundial pela UNESCO;
  • Um fim de semana é suficiente para apreciar todos os seus monumentos;
  • Brasília tem muitas opções de atividades culturais, exposições, parques e vida noturna;
  • O período entre abril e junho é o melhor para visitar essa cidade de arquitetura singular, pois o clima é mais estável e a região ainda está verde, devido às chuvas recentes.

Veja os Principais Monumentos de Brasília

Palácio Nereu Ramos: Sede do Poder Legislativo, o Prédio do Congresso Nacional ou Palácio Nereu Ramos é um dos mais populares monumentos de Brasília e, é nele que trabalham os deputados federais e senadores. Tombado como patrimônio da UNESCO em 2007, a construção foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e, conta com dois apartamentos, duas cúpulas e 28 andares.

Para quem se interessar em conhecer, as visitas são gratuitas e acontecem todos os dias, de 9h às 17h30, exceto às terças e quartas. Às quintas-feiras, são atendidos somente os grupos agendados com antecedência. Para mais informações, acesse o site do congresso nacional.

Praça dos Três Poderes: Outro marco arquitetônico da capital brasileira é a Praça dos Três Poderes, que abriga as sedes dos três poderes do Estado: o Supremo Tribunal Federal (poder judiciário), Congresso (poder Legislativo) e o Palácio do Planalto (poder Executivo). O espaço é cercado por obras de Niemeyer e Lucio Costa. Além das esculturas:

  1. A Justiça, de Alfredo Ceschiatti, em frente ao STF
  2. Os Guerreiros, de Bruno Giorgi. Também é conhecida como “Os Dois Candangos”, e é considerada um símbolo de Brasília;
  3. Busto de Juscelino Kubitscheck, presente na fachada do Museu Histórico de Brasília;
  4. O Pombal, de Oscar Niemeyer;
  5. A Pira da Pátria, construção que abriga em seu topo uma tocha permanentemente acesa;
  6. Marco Brasília, de Oscar Niemeyer;
  7. Mastro da Bandeira, maior bandeira permanentemente hasteada do mundo;

Museu Nacional de Brasilia: Projetado por Niemeyer, o museu fica localizado na Esplanada dos Ministérios. O monumento possui formato semiesférico, com cúpula de 25 metros de raio. O Museu Nacional de Brasília apresenta exposições itinerantes, palestras, seminários e mostras de filmes. A entrada é gratuita, e seu horário de visitação é de terça-feira a domingo, das 9h às 18h30.





Ponte JK: A Ponte Juscelino Kubistchek já foi eleita como a ponte mais bonita do mundo em 2003, pela Sociedade de Engenharia do Estado da Pennsylvania, nos Estados Unidos. Este monumento de Brasília liga o Lago Sul, Paranoá e São Sebastião a parte central da cidade. O projeto arquitetônico de Alexandre Chan tem 1200 metros de extensão, e conferiu ao autor a medalha Gstav Lindenthal na International Bridge Conference, em 2003. Se a sua visita for no período da noite, aproveite para jantar em um dos restaurantes do entorno para se deliciar com a vista e a culinária local. Localizada no Eixo Monumental, a esplanada é um dos maiores pontos turísticos da capital e, é formada por um conjunto de 17 edifícios dos ministérios, projetados por Oscar Niemeyer.

Memorial JK: Mais um projeto de Oscar Niemeyer, o Memorial Juscelino Kubitschek homenageia o presidente que idealizou a cidade de Brasília. A construção abriga a obra e a história de JK. Seu acervo conta com objetos pessoais, reprodução de cômodos do ex-presidente e fotos da época da construção da capital. Além disso, no memorial, também é possível visitar o túmulo onde estão os restos mortais de Juscelino. O monumento é o único da cidade a cobrar ingresso. Seu horário de visitação é de segunda a domingo, das 9h às 18h.

Eixo Monumental: Um dos principais monumentos de Brasília e um dos lugares mais visitados da cidade, a gigante avenida, liga os prédios e monumentos mais importantes da capital brasileira. O projeto arquitetônico de longas e largas pistas é assinado por Lucio Costa, Oscar Niemeyer e Burle Marx. O Eixo se estende por 16 quilômetros e divide-se em dois lados. Os dois são compostos por monumentos, prédios e memoriais que contam um pouco da história de Brasília e do Brasil. São seis faixas de pistas de 250 metros de largura. Durante um passeio de carro ou a pé pelo Eixo é possível explorar os principais pontos turísticos de Brasília, assim como restaurantes. Na parte central, eventualmente, o gramado serve de palco para shows e outras atrações abertas ao público.

Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida: Planejada por Oscar Niemeyer, a Catedral Metropolitana foi o primeiro monumento de Brasília a ser criado e, em 1988, recebeu o prêmio máximo de arquitetura, o Prêmio Ptritzker. A Catedral é situada na Praça de Acesso, ao lado da Esplanada dos Mistérios. Assim como outros monumentos da capital, a igreja segue o estilo modernista com dezesseis colunas de concreto que convergem em um círculo central. Em seu interior, suspensos por cabos de aço, encontram-se as esculturas de três anjos (obras de Alfredo Ceschiatti), que pairam sobre os fiéis como protetores. Além disso, no interior da catedral também é possível encontrar uma réplica da Pietá de Michelangelo, uma estátua de Dom Bosco e a cruz de madeira que data da primeira missa rezada na capital em 1957.

Na área externa, estão os quatro Evangelistas, por Alfredo Ceschiatti e Dante Croce. As quatro estátuas de bronze, cada uma com três metros de altura, posicionadas à esquerda e à direita da entrada principal do Templo, representam os quatro primeiros registradores da história de Jesus Cristo na Terra.