Hemocentro de Brasília

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) é vinculada à Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e foi constituída pela Lei nº 206 de 12 de dezembro de 1991 com personalidade jurídica de direito público, sem fins lucrativos, de caráter científico-tecnológico, educacional e de prestação de serviços à população do DF.

Até a criação da FHB, o primeiro “Hemocentro de Brasília” era uma gerência do antigo Instituto de Saúde do DF, hoje Laboratório Central (Lacen-DF). A sede foi construída em 1984 com área de 3.560 m² no Setor Médico Hospitalar Norte.

Hemocentro de Brasília

O Decreto 14.937 de 13 de agosto de 1993 aprovou o Estatuto da FHB e atribuiu à instituição a coordenação do Sistema de Sangue, Componentes e Hemoderivados (SSCH), com o objetivo de integrar todos os bancos de sangue da então Fundação Hospitalar do Distrito Federal. A centralização das atividades possibilitou a modernização do controle do sangue e hemocomponentes com padronização de metodologias e reagentes, atualização de técnicas, maior economia e segurança transfusional. Em 2012, a FHB tornou-se o centro de referência para o tratamento das coagulopatias hereditárias no DF, em especial as hemofilias.

O Hemocentro tem como missão formular, coordenar e executar a política de sangue e seus componentes, garantindo à população serviços e produtos seguros, com qualidade e em quantidade, sendo responsável pelo atendimento de 100% das demandas de sangue do Sistema Único de Saúde (SUS) no DF. A responsabilidade da instituição se estende ao suprimento de insumos e equipamentos e à coordenação das 13 agências transfusionais dos hospitais públicos do DF.

O estoque de sangue da FHB é monitorado em tempo real por um sistema informatizado próprio. Dessa forma, quando é identificado qualquer risco de sua redução, imediatamente são desencadeadas medidas de mobilização de doadores. Os meios de chamar a população variam entre mensagens, e-mails, uso de redes sociais e mídia. Nos últimos anos, o número de doações vem crescendo no Distrito Federal, em média 1,5%. Em 2017 o Hemocentro recebeu 50.533 doações, o que correspondeu a 74.877 transfusões de hemocomponentes. São, em média, 4.700 doações ao mês.

Hemocentro de Brasília Requisitos para doação

As condições básicas para doar sangue são:

  • Estar em boas condições de saúde.
  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, precisam de autorização).
  • Pesar no mínimo 50 kg.
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
  • Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
  • Apresentar documento com foto emitido por órgão oficial

Não pode doar sangue:

  • Pessoas que tiveram Hepatite ou Doença de Chagas;
  • Pessoas com Malária ou Sífilis;
  • Usuários de drogas que compartilham seringas injetáveis;
  • Homens e mulheres com múltiplos(as) parceiros(as) e que mantenham relações sexuais, sem o uso de preservativo;
  • Parceiros sexuais de pessoas infectadas pelo HIV ou enfermos com AIDS;
  • Pessoas com histórias prévias, recentes, de doenças sexualmente transmissíveis;
  • Mulheres grávidas.
  • Outros (restrições/inaptidões temporárias ou definitivas de acordo com a legislação vigente).

Intervalos para doação

  • Homens – 60 dias (máximo de 04 doações nos últimos 12 meses).
  • Mulheres – 90 dias (máximo de 03 doações nos últimos 12 meses).

Cuidados após doar sangue





  • Permaneça no Banco de Sangue por mais 15 minutos para evitar que você se sinta mal com a doação;
  • Mantenha o curativo por pelo menos 4 horas;
  • Não ingerir bebidas alcoólicas;
  • Não fumar por 02 horas;
  • Evitar esforço físico exagerado por 12 horas, especialmente com o braço utilizado para doação;
  • Beber bastante líquido;
  • Se for dirigir veículo automotor ou ser transportado em motocicleta, parar imediatamente o veículo em caso de mal-estar.

Hemocentro de Brasília Medula Óssea

O transplante de medula óssea é utilizado no tratamento de doenças hematológicas (benignas ou malignas), hereditárias ou adquiridas. A realização do transplante consiste na retirada de medula óssea, que é a matriz do sangue e se localiza na parte interna principalmente nos ossos chatos como a bacia, esterno, costela e vértebras; e posteriormente é infundida no paciente, após o regime de condicionamento próprio para o transplante.

A indicação para transplante depende do tipo, do estágio da doença e da idade do paciente. Não são todos os pacientes portadores de leucemia ou linfoma que têm indicação para realização de transplante. Os critérios para a realização do transplante estão estabelecidos em protocolos aprovados pelos Comitês de Ética.

Caso decida se cadastrar como doador, você precisa:

  • Ter entre 18 e 55 anos de idade.
  • Estar em bom estado de saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante).
  • Comparecer ao Hemocentro, preencher o cadastro com suas informações pessoais e coletar a amostra de sangue (5ml);

Seu sangue será tipificado por exame de histocompatibilidade (HLA), que é um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que podem influenciar no transplante. Seu tipo de HLA será incluído no cadastro.
Seus dados serão cruzados com os dos pacientes, que precisam de transplante de medula óssea. Se você for compatível com algum paciente, outros exames de sangue serão necessários. Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado novamente para confirmar se deseja realizar a doação.

Hemocentro de Brasília Resultado de Exames

Os exames ficam disponíveis a partir de 60 dias após a doação e são entregues apenas ao doador, mediante a apresentação de documento oficial com foto, ou a terceiros que apresentem procuração. Os exames devem ser retirados na recepção do Hemocentro, de segunda a sábado, das 7h às 18h. Caso haja alteração em algum exame, o doador é contatado para agendar consulta médica para orientações, tais como a realização de novos exames ou o encaminhamento para serviços especializados, se necessário.

Hemocentro de Brasília Agendamento

O agendamento individual de doação de sangue é feito apenas pelo telefone 160 opção 2, ou 0800 644 0160. O horário de atendimento telefônico é de segunda a sexta, das 9h às 18h.  O agendamento de grupos para doação de sangue ou medula é feito apenas pelos telefones 3327-4413 ou 3327-4447. Para mais informações sobre doações em grupo, basta entrar em contato com a equipe de captação do Hemocentro para receber instruções de como organizar seu grupo, agendar a participação, conhecer recomendações para doar sangue/medula óssea e esclarecer dúvidas.

Vagas Hemocentro de Brasília – Trabalhe Conosco

O Hemocentro de Brasília disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.

Horário de Funcionamento Hemocentro em Brasília

  • Segunda a Sábado das 07h às 18h

Endereço e Telefone Hemocentro em Brasília

  • BL 3 – SMHN conjunto A – Asa Norte – Brasília – DF
  • Telefone: (61) 3327-4413

Outras informações e site

Mapa de localização